Expectativas…

Submitted by Dr. Roberto Silva on Fri, 01/04/2019 - 06:21

Todos os dias enfrentamos o desafio de alcançar os nossos objetivos. Isto faz com as pessoas orem pedindo que lhes seja mostrado o caminho, que tenham forças e fiquem livres dos perigos. Mas, infelizmente poucas pessoas buscam saber para onde estão indo, quais expectativas elas tem, o que realmente querem alcançar na vida, o que vão verdadeiramente ganhar ou perder quando chegarem lá.

Todos nós temos grandes ideais e expectativas a serem alcançadas. Expectativa é uma combinação de vontade, possibilidade e esperança que faz com que alcancemos vitórias, sucesso e a realização do nosso projeto de vida.

Tudo começa com um projeto - aquilo que estabelecemos como objetivo a ser alcançado. Este projeto de vida deve estar alinhado com os nossos valores, nossos princípios orientadores, dos quais não queremos e não podemos nos afastar. É como diz o escritor norte-americano John Schaar: “O futuro não é o resultado de escolhas entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente, e sim um lugar criado. Criado antes na mente e na vontade, criado depois na ação. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para serem encontrados e, sim, feitos. E a ação de faze-los muda ambos, o fazedor e o destino”.

O objetivo, então, é a META - “O que quero alcançar?”.  Qual a minha expectativa? Qual o meu sonho? Segundo Sigmund Freud, “O sonho representa a realização de um desejo”.

Partindo deste princípio, podemos entender que não importa quais projetos se tenha em mente, é preciso entrar em ação. As pessoas bem sucedidas são muito focadas. Trabalham muito para conseguirem o que querem.

As nossas metas nos ajudam a sonhar e são a motivação da nossa vida. Quando não temos metas estamos adormecidos, como sem vida, pois todas as pessoas devem buscar a realização pessoal pela conquista das suas metas.  

Todo pensamento vago surge, com frequencia, oriundo das imaginações e logo se vai de acordo com a energia com que foi criado e mantido. Por outro lado, meta é muito mais que idéias que vão e que vem; são sementes divinas que nascem no coração do homem para que ele possa alcançar os propósitos para o qual fora criado.

Nem sempre nos sentimos em condições de alcançar nossas metas por causa das adversidades que enfrentamos e que afetam nossos objetivos. Por vezes, pensamos que não merecemos o resultado que esperamos. Na realidade, isto pode impedir que alcancemos o potencial que existe em nós. É necessário trabalhar o pensamento negativo e eliminar os efeitos destrutivos acerca da nossa capacidade de realização.

Só quando estabelecemos metas e observamos os parametros que indicam que estamos no caminho certo é que teremos condições de conquistar nossos objetivos.

Nem sempre as pessoas valorizam ou prestam atenção àquilo que parece insignificante, mas que acontece diariamente. Daí tanta frustação quando as coisas não acontecem ou acontecem como “ao acaso”.

Podemos aprender com os grandes conquistadores que para alcançarmos nossas metas é preciso sonhar alto, acreditar e agir com persistencia, colocando em prática a fé na ação Divina que coopera conosco orientando e abençoando os nossos esforços.

Se vemos, simplesmente, pelo aspecto humano, podemos ser vencidos pelo medo que nos afasta da alegre emoção de sonhar, mas se voltarmos a nossa atenção para o nosso Criador, entenderemos a nossa dependência de Deus pois é ele que nos dá forças para vencermos, como lemos na Bíblia Sagrada em Deuteronômio 8.18 “Lembrem-se sempre do Senhor, o seu Deus, que dá a vocês a capacidade para enriquecer”. E o sábio rei Salomão disse no Salmo 127: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”.

As grandes realizações passam, sem dúvidas, pelo nosso desejo, planejamento, metas e ações mas, principalmente, pelas bênçãos de Deus.

Vale a pena estabelecer metas, agir, não ficar parado, ter auto-confiança, acreditar nas oportunidades e pessoas, mas não se esqueça daquele que te criou e está esperando que você reconheça que ele quer ajudar você a alcançar as suas expectativas.

Vá adiante, persista, estimule a sua capacidade de percepção e não se esqueça da flexibilidade necessária para fazer os ajustes quando estiver saindo do caminho que leva a sua meta. Fazendo assim, com certeza, você ficará surpreso com o resultado que virá.

Pense nisso!