Companheirismo - A chave para o clima certo no casamento

Submitted by Dr. Roberto Silva on Sat, 04/13/2019 - 00:00

Ser um bom companheiro(a) no casamento não significa que precisamos ser um espelho do outro, isso é fazer o que ele(a) faz ou ser alguém sem personalidade.
No convívio conjugal precisamos demonstrar que estamos imbuídos do mesmo propósito de cultivar a felicidade. Apesar das diferenças de temperamento e de personalidade, comuns dentro do matrimônio, desejamos realizar o projeto de vida que também é aspirado pela outra pessoa.
Durante a vida um casal passa por períodos de tempo marcantes para os dois. Alguns ilustram como as quatro estações do amor, ou seja, inverno, primavera, verão e outono. O inverno é um período difícil, tempo de sequidão romântica. Na primavera aparecem as flores, é tempo de o amor acontecer, mas depois vem o verão, tempo de construir, buscar luz no relacionamento e por fim chega o outono , tempo de usufruir, desfrutar gostosamente da relação.

Como está o clima do teu casamento?

Primavera
É a estação marcada pelas flores e cântico dos pássaros, dia de sol e muito perfume. Todos os relacionamentos começam com uma Primavera romântica que é vivida pelo casal romântico que não perdeu o carinho um pelo outro ou que é vivida pelos recém casados. Primavera é o romantismo e ela sempre volta. Ainda há flores no seu casamento?

Verão 
Terminando a Primavera vem o Verão que é marcado pelo calor, pelas chuvas, tempo de férias e temporais inesperados. Os problemas, enfermidades, dívidas, aparecem. No entanto, assim como a chuva que começa e termina, são também as dificuldades. É o tempo de passear, tirar férias, tempo do casal se curtir e manter não somente a relação quente, em termos sexuais, mas no companheirismo.

Outono
Depois do Verão vem o Outono que é o tempo das frutas e tempo em que as folhas caem. O ar torna-se árido e é preciso tomar mais água e se proteger de doenças respiratórias. Quando um casal começa a colher frutos de seu relacionamento, então é sinal de que o Outono já chegou. Os filhos, a conquista de bens e a realização de sonhos podem ser considerados frutos do outono do casamento. Contemplar os frutos traz prazer ao relacionamento do casal.

Inverno
Depois do Outono vem o Inverno que pode ser um tempo ruim se seu casamento esfria. Mas, o inverno não é tempo do casal se distanciar, pelo contrário, é tempo de aproximação.

Como manter a temperatura certa do casamento?
Quando o casal se mantem atento em suprir as necessidades básicas da vida conjugal, com certeza, haverá mais facilidade para lidar em cada ciclo do relacionamento. As necessidades básicas da vida conjugal, tais como: necessidades físicas, emocionais, espirituais, sociais e intelectuais, quando supridas, fazem o equilibrio desejado e proporciona a felicidade no relacionamento conjugal.