Submitted by Dr. Roberto Silva on Tue, 06/21/2022 - 21:14

Casamento pode parecer algo simples, mas na realidade exige dedicação de ambos os cônjuges para que o relacionamento funcione bem.

Cada cônjuge traz consigo uma ideia de como funciona o relacionamento em virtude da sua família de origem, ambiente social em que vive, outros relacionamentos de pessoas conhecidas, etc…

Quando duas pessoas se casam é preciso construir um modelo de casamento que atenda as expectativas de ambos. Nunca esquecendo que a base do relacionamento conjugal é composta de amor, respeito e confiança, o casal formará o modelo ideal com hábitos saudáveis que contribuirão com a qualidade deste relacionamento.

Quando colocamos atenção nos hábitos saudáveis eles, não apenas desfarão os hábitos negativos como também, trarão vida e sustentabilidade no casamento.

Os casais que se preocupam com o relacionamento conjugal sabem que para manter um relacionamento feliz é preciso paciência e algumas concessões.

Alguns hábitos precisarão ser cultivados, e entre eles citamos alguns:

  • Comunicação eficaz – Um dos grandes perigos no casamento é a falha na comunicação.

  • Jogar o lixo fora – Isto tem a ver com os ressentimentos gerados durante os ajustes necessários, em virtude das divergências de opiniões.

  • Valorização do cônjuge – Cada pessoa tem as suas características pessoais que diferem da outra pessoa. Diferença não é erro e as características positivas precisam ser valorizadas.

  • Respeitar o tempo – Nem sempre o momento de uma pessoa é igual ao da outra. Pessoas invasivas tendem a ser exigentes e controladoras dificultando a qualidade de tempo. Mais vale a qualidade do que a quantidade.

  • Evitar a crítica – A crítica é sempre um ponto negativo. A pessoa discorda porém não apresenta uma solução para o que acontece.

  • Exercitar a gratidão – Gratidão é o reconhecimento do favor recebido. Ao exercitar gratidão, a pessoa abre uma janela na alma que permite ver as situações por outro prisma.

  • Interesses comuns – Em uma relação à dois, quanto mais interesses forem compartilhados mais o casal terá objetivos e demandarão um esforço em conjunto, que trará maior aproximação no relacionamento.

  • Contato físico - Uma das maneiras de demonstrar afeto é o toque físico. Casais que não tenham este hábito correm o risco de se distanciarem emocionalmente.

Muitos outros hábitos saudáveis podem e devem ser incluídos no relacionamento conjugal. A medida que o casal busca intensificar esta prática novos hábitos vão sendo criados.

Uma boa leitura sobre o assunto; a observação de casais felizes; a participação em eventos com o objetivo de fortalecer o casamento são, também, maneiras para que o casal invista no seu relacionamento.

Invista em hábitos saudáveis e seu casamento terá mais fôlego.