Submitted by Dr. Roberto Silva on Sun, 11/17/2024 - 03:58

Na vida somos confrontados, frequentemente, por situações nos nossos relacionamentos que modificam a maneira como nos relacionamos com as pessoas.
Diversos fatores interferem na maneira como vemos o comportamento dos que nos rodeiam, principalmente os mais próximos, como familiares ou pessoas com quem mantemos contatos diários.
A falta de entendimento do que fazer em momentos de crise leva a um distanciamento cada vez maior.
Duas atitudes são importantes para desfazer o mal-entendido e curar o relacionamento: o perdão e a gratidão.
O perdão é o primeiro passo a ser dado, pois livrar a pessoa da ofensa sofrida, independente do reconhecimento de erro pela outra pessoa.
Há uma tendência em pensar que o perdão é um prejuízo para quem pratica e uma absolvição ao que errou. O ideal é que a prática do perdão seja de maneira plena, ou seja, o ofensor reconhecendo o seu erro e o ofendido liberando a mágoa. Porém, nem sempre isto acontece, daí a importância do perdão necessário, ou seja, a atitude praticada pelo ofendido independente do posicionamento do ofensor. Isto traz total libertação para o ofendido, uma vez que o perdão liberta a vítima. Neste conceito, entendemos que o perdão beneficia o ofendido e não o ofensor.
Gratidão é uma atitude de extrema necessidade nos relacionamentos, uma vez que sempre iremos receber favores de outros. A gratidão é muito mais que um simples muito obrigado. Gratidão é o reconhecimento do favor recebido, muitas vezes sem a percepção do outro, mas que trouxe um benefício para quem recebeu.
Não se trata de uma dívida, mas um reconhecimento que faz grande diferença na maneira com que a pessoa que foi beneficiada vê o outro que praticou uma boa ação.
Quando praticamos perdão e gratidão, vemos a importância da interação de uma atitude com a outra.
Quem perdoa tem maior facilidade de reconhecer os benefícios recebidos de outra pessoa, assim como quem reconhece estes benefícios tem maior facilidade na liberação do perdão.
Diante deste entendimento observamos que quanto mais estas atitudes forem praticadas, mais a pessoa estará livre de emoções negativas que tentam induzir o comportamento da pessoa de maneira prejudicial.
Além de facilitar os relacionamentos, a prática destas atitudes livra a pessoa do egoísmo, que é tão prejudicial ao comportamento humano.
Todos nós precisamos entender a importância dos relacionamentos interpessoais, sem os quais a sociedade se torna mais hostil e violenta.
Quanto mais dermos atenção à prática destas atitudes, melhores seremos como pessoas, tanto para nós mesmos como para os que estão à nossa volta.
Por isso, pratique constantemente o perdão e a gratidão.