Muito da felicidade das pessoas está diretamente ligado com o alcance das expectativas. O ser humano por natureza nutri expectativas que, quando não alcançadas, geram frustrações.
Não é diferente em relação ao casamento. Quando duas pessoas se unem elas trazem consigo expectativas que esperam ser atingidas.
No começo do casamento, fase do encanto, nem sempre o cônjuge vê a sua expectativa sendo atingida, mas, como é o começo de um casamento, há um pensamento de que com o tempo as coisas se tornarão viáveis. Isto pode ser um equívoco, pois o tempo não é responsável pelas demonstrações dos valores no relacionamento conjugal. O tempo, apenas, coopera para que estes valores sejam revelados.
Infelizmente, quando as expectativas não são alcançadas o casamento corre o risco de entrar em crise. A não manifestação dos valores esperados gera um deficit na qualidade da vida conjugal.
Muitos são os valores desejados pelos cônjuges e alguns são de extrema importância, entre eles podemos mencionar: qualidade de tempo; aceitação; afeição; apreciação; aprovação; atenção; encorajamento; segurança; apoio e tantos outros que contribuem para construção de um modelo de casamento que atenda a expectativa, tanto do marido como da esposa.
Quando um casamento entra em crise percebemos que há um desgosto pela maneira como um espera e o outro se comporta. O caminho para chegar a um entendimento sobre isto é o diálogo. Se o cônjuge ficar preso ao modelo de casamento que viu nos seus pais isto, certamente, não atenderá as expectativas do outro cônjuge. Cada casamento tem o seu modelo próprio e não é possível copiar modelos.
Entendendo que a base do casamento é constituída de amor, respeito e confiança, estes princípios jamais poderão faltar em uma relação conjugal. A partir daí o casal vai construir o seu modelo onde cada cônjuge traz o melhor da sua família de origem e ambos, em comum acordo, formam o modelo que estará sendo aplicado na relação. Não há modelo único ou perfeito e nem tão pouco esta dinâmica estará gerando um modelo definitivo. Os filhos deste casamento terão que fazer o mesmo quando forem constituir uma nova família. Terão que escolher o melhor que vivenciou em sua família e adicionar o que de melhor seu futuro cônjuge trará da sua família de origem. Esta é uma linha sem fim, nunca se chegará a um modelo perfeito, mas os casamentos estarão sendo aperfeiçoados.
Desta maneira as expectativas estarão sendo alcançadas e proporcionando aos cônjuges o resultado da felicidade tão almejada por todos.
Quanto mais os cônjuges se empenham em conhecer e suprir as expectativas um do outro, mas este casamento estará se consolidando, pois o equilíbrio emocional é de grande relevância nos casamentos de longo prazo.
Procure identificar e atender as expectativas do seu cônjuge e, certamente, a convivência conjugal será mais prazerosa e duradoura.