Naquilo que fazemos, quando temos um modelo ideal para ser seguido facilita o desempenho e assegura o resultado.
Em diversas áreas da vida é possível a busca por modelo ideal, porém quando falamos de relacionamento conjugal é preciso compreender que não tem como copiar um modelo ideal.
Uma vez que não é possível copiar um modelo ideal, o casal precisa elaborar o modelo a ser aplicado no relacionamento. Este modelo será o ideal para este casal, mas não servirá para ser aplicado em outros relacionamentos, visto que cada casal tem seus cônjuges com perfis diferentes e formação de acordo com suas famílias de origem.
O que podemos ter certeza é que sem uma base segura de amor, respeito e confiança, não há possibilidade de qualquer modelo de casamento ter o desempenho desejado.
Partindo deste entendimento o casal pode acrescentar os ingredientes necessários para a construção do modelo ideal.
Para construção de um modelo ideal de casamento, é preciso entender que o casamento tem necessidades básicas a serem supridas.
As necessidades da vida conjugal são:
Necessidades físicas — Isto se refere ao comportamento do casal na administração daquilo que é material. Uma das grandes dificuldades que acontece no casamento é quando as finanças não estão em ordem. Dificuldades financeiras podem acontecer em qualquer relacionamento, mas quando o casal compartilha a administração financeira fica mais fácil encontrar a solução.
Necessidades emocionais — O cuidado com a maneira afetiva do relacionamento é muito importante para a estabilidade conjugal. O casal que não supre esta necessidade poderá ter uma vida social de maneira aparente, ou seja, diante de terceiros o casal demonstra uma falsa harmonia. Como também ter uma vida sexual que não atenda a expectativa do casal. Tudo isto porque a afetividade foi negligenciada.
Necessidades espirituais — Pode parecer irrelevante para alguns, mas o não cuidado com o suprimento desta necessidade provoca um vazio no ser humano. No relacionamento conjugal é preciso a harmonia nesta área para o casal eliminar um possível fator de divergência.
Necessidades sociais — O corre-corre do dia a dia faz com que o casal coloque atenção naquilo que parece mais urgente, porém é preciso reservar um tempo para o casal ter o seu momento de lazer. Isto pode ser de uma maneira mais rápida, como, por exemplo, indo ao restaurante, fazer pequenos passeios como, também, um tempo maior de férias.
Necessidades intelectuais — A maneira de pensar de cada um difere por diversas razões, porém no relacionamento conjugal torna-se necessário o entendimento para que o casal caminhe na mesma direção. Isto é possível quando cada cônjuge reconhece que o casamento deve ser a prioridade. Renunciar a alguns objetivos pessoais em benefício do relacionamento conjugal fará com que o casal esteja mais unido.
O relacionamento só funciona se os dois souberem ser amigos, confiar, corrigir erros, melhorar juntos e nunca desistir. Afinal, em um casamento ou os dois ganham, ou os dois perdem.