A importância do crescimento na vida pessoal é de extrema necessidade, uma vez que estamos em um mundo cada vez mais competitivo.
Quando falamos de crescimento físico, sabemos que é algo natural que acontece na criação, porém quando falamos de crescimento individual no ser humano isto demanda o empenho de cada pessoa nas áreas que deseja o seu crescimento.
Inúmeras áreas podem ser desenvolvidas a partir do objetivo traçado. Algumas áreas de crescimento são: vida social; vida financeira; vida espiritual; caráter; vida intelectual; qualidade de vida; vida profissional; vida amorosa; saúde física; relacionamento como pai ou mãe; ajuste comportamental; equilíbrio emocional, etc.
Quando detectamos quais áreas de crescimento são importantes para o nosso desenvolvimento começa, então, o desafio pela busca para atingir os objetivos.
Como parte deste processo é preciso considerar o passo a passo desta conquista.
Tudo começa com a identificação dos seus objetivos. Isto implica no autoconhecimento para identificar as habilidades que existem na pessoa, seus gostos, sua personalidade e características pessoais para que se possa estabelecer as metas a serem alcançadas.
Após esta identificação pessoal, é necessário saber qual o perfil que a pessoa pretende formar. Sem uma nova imagem preestabelecida fica difícil para pessoa ter um plano eficaz de ação.
A seguir, vem o plano de ação a ser estabelecido. Apesar dos objetivos serem essenciais para este crescimento, isto demanda a criação de um plano que poderá, inclusive, ter a participação de pessoas capacitadas a ajudarem a desenvolver com mais assertividade.
Uma vez tendo estabelecido o plano de ação, isto demandará da pessoa a determinação de agir de maneira disciplinada, pois sem disciplina ficará difícil ter consistência neste processo. A mudança na maneira de pensar ajudará a pessoa a saber distinguir entre o que é importante, circunstancial e urgente. Toda atenção precisará ser colocada no que é importante.
Quando estamos mentalmente motivados, somos capazes de nutrir pensamentos objetivos e manter o foco na direção certa.
O cuidado que se precisa ter é não deixar que a distração venha sabotar o comportamento da pessoa, ou que a falta de direção ou o medo de enfrentar situações desconhecidas gerem desanimo e com isto a anulação dos objetivos.
Quando se pensa em crescer sabe-se da importância de sair da chamada zona de conforto. Isto requer visão e determinação para que os resultados sejam plausíveis.
Busque o seu crescimento e o resultado será recompensador.