Partindo do entendimento de que a qualidade de vida em um relacionamento conjugal depende do equilíbrio emocional de cada cônjuge, podemos trabalhar nos aspectos necessários para a saúde emocional deste relacionamento.
Da mesma forma que o corpo humano tem as suas necessidades básicas, que se não supridas levarão o corpo à falência, o relacionamento conjugal precisa da atenção dos cônjuges no suprimento das “Necessidades Básicas da Vida Conjugal”.
O casamento é constituído por duas pessoas com diversas diferenças, tais como: origem familiar; sexo; perfil de comportamento; objetivos de vida, entre outros.
O grande desafio é ajustar os pontos divergentes e fortalecer o acordo entre os cônjuges para que o casamento seja uma relação duradoura.
Quando falamos de necessidades básicas da vida conjugal, temos que ressaltar a importância do investimento a ser feito em cada área.
O diálogo é parte fundamental para chegar a este entendimento. No diálogo surgem as divergências, que são naturais, pois duas pessoas pensam de maneiras diferentes. Porém, quando as divergências são expostas, cada cônjuge, no equilíbrio emocional, saberá dialogar para chegar ao entendimento necessário. Isto é o que chamamos de “confronto”.
Neste processo, cada cônjuge terá que trabalhar na reformulação de alguns conceitos. Os conceitos regem o comportamento humano e, a partir do momento em que duas pessoas decidem caminhar juntas, será necessário que alguns conceitos sejam reformulados.
As necessidades básicas da vida conjugal são: necessidades físicas; necessidades emocionais; necessidades espirituais; necessidades sociais e necessidades intelectuais. Quando o casal põe atenção em suprir estas necessidades, o casamento passa da fase de ajuste para a fase da maturidade. Fase esta que faz com que o casamento seja definitivamente consolidado.
Quando as necessidades básicas da vida conjugal não são supridas, surgem os problemas da vida conjugal, que são: problemas sexuais; problemas financeiros e problemas de comunicação. Neste ponto, a ajuda de um profissional torna-se necessária para ajudar o casal a renovar a sua história, para que o relacionamento retorne a um padrão estável para os cônjuges.
Com certeza, a busca por qualidade de vida no relacionamento conjugal é de interesse de cada cônjuge, por isso, buscar suprir as necessidades básicas da vida conjugal torna-se o caminho viável para esta realização.